Luís Vaz de Camões é o mais conhecido dos escritores portugueses. Pouco se sabe sobre o início da sua vida, sendo que, não existe consenso quanto ao local do seu nascimento, que poderá ter sido em Coimbra ou Lisboa ou Chaves, no ano de 1524, e que morreu em 1580 em Alenquer.
Frequentador da corte do Rei D. João III, embarcou para África como militar, onde foi ferido e perdeu um olho. De volta a Portugal, resolveu embarcar para o oriente, onde combateu, foi preso, passou dificuldades (como a maioria dos soldados), tendo no meio das adversidades escrito a sua maior obra - Os Lusíadas.
O termo "Lusíadas" refere-se ao termo "luso", nome atribuído aos habitantes do território português no período romano. Este é um dos mais importantes épicos do período moderno, retratando a grande epopeia portuguesa, da história, a viagem de Vasco da Gama e os seus navegadores pela rota marítima para a Índia.
É considerado por muitos como o fundador da língua portuguesa moderna, sendo enormemente reconhecido internacionalmente.