Torre de Newport

    A Torre de Newport fica situada no Parque Touro (Newport, Rhode Island), sendo considerada a estrutura mais enigmática que existe nos Estados Unidos, uma vez que já existia à chegada dos primeiros colonos europeus.

(foto exploratorum)

    Comummente aceite, que não terá sido construída pelos ameríndios, as suas características arquitectónicas revelam um estilo europeu ou do Médio Oriente,  composta de xisto laminado, calhau rolado e argamassa.

    A Torre foi construída à mesma distância das linhas da costa da cidade, com uma vista panorâmica sobre todas as entradas do rio Narragansett ou Baía e Newport.

    Herbert Pell, antigo Embaixador dos Estados Unidos em Portugal, foi o primeiro a fazer a associação directa entre a Torre de Newport e a torre principal ou Charola do Castelo de Tomar - Templários. 
Pell deverá ter notado que os portugueses durante o período dos descobrimentos usaram o mesmo método na construção de mais de 150 castelos e igrejas ao longo da Costa Africana, no Extremo Oriente (Ceilão, Japão, Índia) e no Brasil. Nenhum país da Europa construiu, em tantas terras distantes, mais igrejas e castelos com torres circulares e octogonais do que Portugal. De facto, a bandeira de Portugal é a única no mundo que tem sete castelos, com arcos em foram de "U" invertidos, semelhante aos arcos da Torre de Newport!


    Em 1993 um grupo de cientistas da dinamarqueses, orientados por Jørgen Siemonsen, recolheu 28 pequeníssimas amostras da argamassa da Torre de Newport para determinar através do método do carvão radioactivo a idade da construção da torre. Concluíram que a Torre de Newport terá sido construída pelo ano de 1500, com um erro de mais ou menos 50 anos- período das viagens da família Corte Real.



Voltar