O mapa de Cantino foi elaborado em Lisboa em 1502, por um cartógrafo português anónimo, por encomenda de Alberto Cantino, um espião italiano em Lisboa. Numa carta ao Duque d’Este, então Duque de Ferrara, descreveu informações da viagem de regresso que Gaspar Corte Real à Terra Nova em 1501, afirmando que ouviu em primeira mão “estava na presença ao Rei“ quando Gaspar Corte Real relatou a viagem.
Existem referências que Cantino conseguiu subornar um cartógrafo português, o qual reproduziu uma carta náutica com informações geográficas secretas nos arquivos da Casa da Índia em Lisboa, pagando doze ducados em ouro!
Noutra carta enviada ao Duque de Ferrara, no dia 19 do mês de Novembro de 1502, afirma: “ a carta (o mapa) é di tal sorte, et spero che in tal manera piacerà a V. Exa.” Tradução “Este mapa é de tal qualidade que eu espero venha a ser de muito agrado a Vossa Excelência”.
O mapa permaneceu 90 anos na Biblioteca Ducal até que o Papa Clemente VIII o transferiu para outro palácio em Modena. Em 1859 não foi mais visto, após uma revolução local, sendo encontrado mais tarde numa salsicharia na cidade de Modena. Foi deslocado então, para a Biblioteca onde se encontra desde 1868.
Mas porque tem tanta importância este mapa?
O Planisfério de Cantino de 1502 é considerado uma referência da cartografia portuguesa e como carta geográfica é uma das mais importantes do mundo. Considerada a primeira carta que representa o planisfério ordenadamente na inclusão da Europa, América do Norte, Central e Sul, toda a África e Ásia.
Para além do detalhe e qualidade, surgem no mapa, representações de costas e ilhas descobertas muitos anos mais tarde...
Mapa de Cantino 1502
Vejamos a seguinte legenda:
(1) Representa a Groenlândia com uma bandeira de Portugal com as Cinco Quinas.
(2) 'Terra Del Rey de Portugall,' representando a Terra Nova com os pinheiros do Canadá.
(3) Linha de Tordesilhas dividindo a esfera da terra entre Portugal e Espanha
(4) Açores
(10) Península da Flórida.(!)
(11) 'Las antilhas del Rey de castella'. Notar que nesta frase o nome antilhas está escrito bem claro em português e não em espanhol antilles.
Uma das maiores surpresas, é a representação da Florida (10)! Este território foi descoberto pelos Espanhóis em 1513. No entanto, ela encontra-se neste mapa, que foi realizado a partir dos mapas portugueses...
Outro aspeto importante, são as terras representadas a Noroeste dos Açores (2) com uma bandeira portuguesa. A costa da Terra Nova, que supostamente ainda não tinha sido descoberta!