O mapa de Waldseemüller ou o Universalis Cosmographia foi elaborado pelo alemão Martin Waldseemüllerem abril de 1507. é conhecido por ser o primeiro mapa a conter a referência "America".
Mapa de Waldesemuller
Este mapa passou despercebido durante muitas anos, até que um dia, historiador e antigo Peter Dickson reparou em algo fora do comum.
Segundo a sua análise, os ângulos geográficos do continente americano estavam correctos, não só na costa Atlântica como também na costa do Pacifico. A surpresa é que, supostamente os europeus ainda não tinham navegado aquelas águas.
Numa análise posterior, registou que o local onde o continente sul-americano faz um ângulo em direcção ao Pacífico (fronteira Chile - Peru), é a mesma localização dos mapas atuais.
Especializado em descobrimentos marítimos, expôs na Biblioteca do Congresso a tese, de que em 1500, Portugal terá realizado uma viagem secreta reconhecendo o Estreito de Magalhães, Cabo Horn e navegação ao longo da costa ocidental do continente sul americano, afirmando ainda, que o mapa mostra também as montanhas dos Andes que não são visíveis da costa atlântica.
O mapa apresenta também uma bandeira portuguesa no Rio da Prata e outra numa porção de terras a norte do continente!